terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A Lei e o Crime - 1º Episódio



A record não me surpreendeu. A estréia da série A Lei e o Crime foi mesmo o que eu esperava, mas têm também aqueles defeitinhos básicos. O roteiro de Marcílio de Moraes lembra em tudo Vidas Opostas. Mas ainda assim, é bem superior.
A série conta a história de Nando (Angelo Paes Leme), um homem de 30 anos, que por um motivo bobo, mata seu sogro. Policial, e cunhado de Nando, Romero (Caio Junqueira) decide vingar a morte do pai, mas Nando foge da cidade com rapidez. Uma perseguição se dá, e nessa morre um família inteira (do primo de Nando, com ele estava morando escondido). Nando muda-se então para o morro da Alvorada onde entra de vez para o mundo do crime e Catarina (Francisca Queiroz), uma mulher da alta sociedade se torna delegada após perder o pai num assalto num túnel de São Paulo. Por coincidencia - ou não, o pai de Catarina é morto por Nando.
As últimas cenas do episódio são provávelmente um aperitivo do último episódio da série.
A grande revelação é que Catarina está numa cadeira de rodas e diz ainda que está respondendo a um processo por tentativa de homicídio. E Nando, está num confronto contra a polícia. Romero encontrou o bandido!
A tentativa de Marcílio de agarrar a audiência para os próximos episódio funcionou, mas deixou muita coisa que não deveria exposta. Tá muito na cara que Catarina foi atingida por uma bala durante a tentativa de invadir o morro e vingar a morte de seu pai (sim, Romero e Catarina tem o mesmo objetivo) - se eu estiver errado, ótimo, o autor surpreenderá a todos, já que essa informação já está circulando.
A direção de Avancine, que também assinou Vidas Opostas está perfeita, já que Marcílio de Moraes a Alexandre Avancine são o que a record tem de melhor em se tratando de teledramaturgia. Não há o que dizer de Angelo Paes Leme e Francisca Queiroz, foram o tiro certeiro. Já Caio Junqueira, que deixa bastante a desejar, é a prova de que a série poderia ter atores desconhecidos também. A record se preocupa demais em ter os mesmos atores em todos os seus programas.
A Lei e o Crime ainda está longe de bater as séries americanas, mas já é o que temos de melhor. Deixa para trás programas como 9MM: São Paulo (uma ótima produção da FOX, a propósito) e A Grande Família (que não é lá essas coisas, mas que resiste a muitíssimas temporadas).

9 comentários:

Anônimo disse...

não xeguei a assistir
mas depois dessa vou ver qual é com ctz!
gostei tbm pelo fato de o autor ser fã do plastique...

thiagaun disse...

o velho.. pira cara, nunca vi esse programa q vc ta falando ai + vou tentar ver agora
hhehehe

boa sorte com seu blog

Unknown disse...

tava assistindo era Maysa,maas só pela propaganda..imitação barata de tropa de elite ;x

Anônimo disse...

tava me referindo ao autor do blog...

na verdade, eu vi apenas a entrevista...
ñ sei msm se és fã do plastico... :)

eu sou de fortaleza, me ligo da banda, sabe?

toco em uma tbm
as bonecas da barra!

enfim, espero resposta.

Anônimo disse...

olha ai q massa!!!

as bonecas tokm um som influenciado pelo proto punk e rock n' roll sessentista... temos muito rolling stones...

tem uns videos no youtube... o ruim eh q a gente não tem um video q mostre como a banda realmente eh... nem o nosso EP saiu com a nossa "kra"...
de qualquer jeito olha o perfil da gente no orkut, tem tudo bem direitim :)
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=bgn&uid=3121049680384294138

e o meu: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5057859250240234147&rl=t

eu curto mafalda e plastique tbm...

ah, e pra naum deixar o coment muito grande, a gente vai tokr no rock cordel...

Antonoly Maia disse...

Não perco meu tempo vendo Rede Record!!

Leo Pinheiro disse...

Não vi a série, mas acho bacana a dramaturgia brasileira investir em séries de ação como na antiga 'A Justiceira', da Globo

Léo disse...

Seu Blog esta perfeito um assunto bem legal,eu tbem escrevo poesias mas meio que Revolucionarias e tal se quiser dar uma chegada no meu blog fica a vontade http://leozukinho18.blogspot.com/

abraços brother

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

Já falei no outro post, tenho um pouco de resistência com essa séries nacionais da tv fechada.