sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Paulo Coelho nos Cinemas

Em entrevista ao Jornal O Globo, Paulo Coelho, o autor brasileiro mais vendido no mundo falou sobre cinema e sobre a adaptação de suas obras literárias:

"Nunca me interessei profissionalmente por cinema. Jamais escrevi um roteiro na minha vida, desde que ouvi de um famoso escritor que "todo mundo começa escrevendo roteiros". Achei então que não era por aí. E continua não sendo por aí, já que recebi, ao longo destes anos, várias propostas para adaptar meus livros e recusei todas. Quero pagar o ingresso, entrar na sala, assistir e estar livre para dizer: "Adorei". Ou "detestei". Tambem reluto muito em vender os direitos de meus livros para o cinema, embora não faltem propostas. Dos mais de 15 que escrevi, apenas três ("Veronika", "Onze minutos" e "O alquimista") foram vendidos."

Quando perguntado sobre a adaptação do livro "A bruxa de Portobello" o autor respondeu:

"Este filme, eu fiz com meus leitores, foi uma experiência única. Como sempre digo que não vendo os direitos porque o filme se passa na cabeça do leitor, resolvi fazer uma experiência: ver o que se passa na cabeça do leitor. Coloquei no meu blog um convite, recebi mais de seis mil inscrições, mandei para um júri independente, e o filme estreia agora, em outubro, no Festival de Roma."

Na mesma reportagem, Paulo Coelho, como cinéfilo, responde a muitas outras perguntas. Clique aqui para ler a entrevista completa.

Já em entrevista ao tablóide Variet, o autor revelou detalhes sobre a adaptação de "O Alquimista".
Segundo ele, o filme está nas mãos do produtor Harvey Weinstein:

"Se existe uma pessoa no mundo que pode tirar um filme de 'O Alquimista', é Weinstein. Tivemos uma longa conversa como seria e como não poderia ser. No final de tudo, o filme é dele. O livro é meu, mas o filme é dele", disse .

Disse ainda que o roteiro fica pronto em três meses, as gravações já começam no final do ano e o orçamento será de R$ 60 milhões.

E sobre Laurence Fishburne (Matrix) , dirigir e atuar na adaptação está fora de cogitação, já que o ator entrou para o elenco fixo da série C.S.I., o que impossibilita sua colaboração.


Veja abaixo o poster nacional e o trailer oficial legendado de "Veronika Decide Morrer", adaptação do livro de mesmo nome que estreia sexta, 21 de Agosto nos cinemas:


6 comentários:

Anônimo disse...

É sempre bom ler o livro e tempos depois, ver o filme. Nem sempre o resultado é tão bom quanto se espera, mas eu acho muito legal montar as cenas em minha cabeça e tempos depois compará-las com as do filme. Grata surpresa quando se encaixam! Espero que isso ocorra com o filme do Paulo Coelho.
Tudibom pra vc.
Bj

P.C. Carlos disse...

o trailer tá lindo : D e e espero q fique uma boa adaptação apesar da enorme tendência a ficar ruim.

Kelly Christi disse...

Não gosto dele, por vários motivos, mas se for pra abrir a mente das pessoas para algo, tá valendo, não é?rs

bjs

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

roberta oliveira xD disse...

Eu acho incrível..como o Paulo coelho é o autor com mais livros vendidos no Brasil,mesmo ele naum se encaixando em nenhum estilo literário!(pelo menos foi o q minha professora disse!

Caio Coletti disse...

Esse parece que vai vingar. Vi o trailer e gostei muito, fiquei surpreso com a forma quase claustrofóbica da ambientação, e com a atuação da Sarah Jessica, que parece ter tomado o rumo do próprio talento...

Na espera,
Abraço

Rubens Rodrigues disse...

Só uma coisa, Caio.
Sarah Michelle Gellar é a atriz que interpreta a Veronika, e não Sarah Jessica (Parker ?) ^^'