quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Literatura: Anjos & Demônios

Existem muitas formas de se entreter, principalmente quando o assunto é literatura, é incrível como hoje em qualquer livraria ou cebo desse universo se encontrar livros sobre quase todos os assuntos. E é exatamente “Anjos & Demônios” mais uma escama dessa anaconda que é a literatura pop.

Dan Brown, autor da obra, ressuscitou um gênero que estava em baixa, as historias de caça ao tesouro. Verdade é que esse tipo de estória é MUITO batida e antiga, mas o charme que Dan Brown acrescenta nos seus livros (me refiro ao “Código Da Vinci” e “Anjos & Demônios”) é um elemento relativamente moderno, as teorias da conspiração. Essas teorias sempre tornaram as coisas interessantes e geralmente faz as conversas renderem.

Considerando ainda que o público que os livros são destinados é bastante cético, Dan Brown lança outro artifício, a argumentação, é bem sutil mas ele vai de vez em quando dizendo informações que resulta num excelente “guia dos curiosos”. Sem contar que o autor sabe do que fala, Dan Brown é formada em historia da arte em Sevilha, Espanha.

Enquanto o autor melhora no enredo e no perfil dos personagens, é justamente na escolha deles que a obra peca. Em comparação com “Código Da Vinci” existem muitos personagens parecido e a maioria chegando perto do estereótipo e do clichê, mas para o publico isso não parece afetar.

Juntando as informações sobre os outros livros de Dan Brown e com as minhas leituras dos dois livros mais conhecidos dele, digo que Dan Brown fez algo interessante. Se você é daqueles que gosta de assuntos polêmicos do meio Cult (mais tocante à Historia) adicionado com ação e também aquelas curiosidades que depois você adora contar pros amigos (sempre com o começo “Ei! você sabia...”), então esse é um autor e livro digno da sua leitura.

Por P.C. Carlos - entreterimento, no more, no less XD

5 comentários:

Jana Barreto disse...

Hum, esse não é o meu tipo favorito de livros...
Aliás, já vi muita gente falando, comentando sobre anjos e demonios, mas nada que chamasse minha atenção.

Muito boa a "critica-resenha" do metido.
a-do-rei! beijos e fui! :*

Renan Barreto disse...

Rubens, eu já li todos os livros do Dan Brown. Inclusive esse novo The lost Symbol (um primo trouxe da Europa pra mim). O livro é ótimo pelo menos pra mim que gosto desse tipo de literatura. Anjos e demônios é um bom livro, mas pra mim todos estão aquém de Deception point, não sei como traduziram. Adorei aquele livro. Na faculdade meus professores me zoam, mas pô! Eu leio dostoiévski, tchekov, Tolstói, Nietzsche, porque não posso ler um pouco de Dan Brown?! uhuh Professores...

Abração!!!!!!!! Bom texto!

Caio Coletti disse...

Gosto muito do Dan Brown, ele faz livros que realmente entretêm o leitor, isso é algo raro em dias que boa literatura virou quase sinônimo de elitismo para os críticos. Enfim, se é apenas divertimento ou se o homem sabe mesmo como construir tramas e personagens, a discussão para mim é quase irrelevante.

"Anjos & Demônios", "O Código da Vinci", "Ponto de Impacto" e "Fortaleza Digital" tem o bastante para me prender em uma leitura intrigada. Para mim, basta.

Outra coisa que queria comentar é que "Anjos" foi notavelmente mais bem adaptado que "Código", tem um roteiro mais coeso, escolhas de elenco mais acertadas, um diretor que sabe que sua função é divertir e nada mais, e o resultado é um dos mais empolgantes e interessantes blockbusters do ano.

Abraço Rubens!

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) disse...

Rapaz, tem uma historinha sobre Dan Brown: a mulher dele é a responsável por toda essa viagem histórica que ele propaga. Ela é doutora em História e é consultora do marido. Acho que ela deve escrever os livros! kkkkk

Danny D'Errico disse...

Eu achei essa obra bem interessante, até porque faz com que o leitor tenha de pensar um pouco, e não apenas passar os olhos em páginas impressas. E de fato, eu senti afetada pelos esteretipos dos personagens, principalmente no inicio, tornou a história massante.